Grafias e Fotografias

Grafias e Fotografias

terça-feira, 13 de março de 2012

A ARTE DOS OUVIDOS


Música, um termo tão amplo que fica difícil, praticamente impossível de se definir em uma única palavra. Música. Em grego, musiké téchne, ou a arte das musas. Seu principal significado no dicionário é a arte de combinar tonalidades e sons de forma agradável aos ouvidos. Música é isso e mais que isso. É trabalho, forma de lazer, erudição ou distração. Independente do gênero ou estilo musical, ela embala todos os momentos de nossas vidas. A música que tocou no namoro, no casamento, no aniversário, na tristeza ou na alegria, nunca se esquece. Como poderíamos definir música em nossas vidas ou ainda definir a importância da música em nossas vidas? A música é a arte mais presente em qualquer civilização. Por aí, conseguimos concluir que “sem música, a vida seria um erro”, como disse o filósofo alemão Friedrich Nietzsche. E seria mesmo.
Mais como os primeiros acordes surgiram?
A música tem seus primórdios juntos à História da Humanidade. Seus primeiros registros são do período pré-histórico, onde habitantes das cavernas observavam os sons da natureza, e com isso, usavam de sons rústicos para atrair suas caças. Porém, alguns estudiosos em música afirmam que seu começo foi na Grécia Antiga, associada a grandes movimentos artísticos, como o Renascimento, o Barroco e o Classicismo. A música é tão diversa em si, que cada gênero e vertente tem sua própria história. Basta sensibilidade e criatividade para desvendar seus detalhes. Ao longo do tempo, cada povo foi construindo seus ritmos musicais e dividindo a música em gêneros. A música é utilizada para arte e entretenimento, mas também, com hinos militares, eventos religiosos e até na educação. Enfim, música é que nem gosto, não se discute, apenas se aprecia.
Além da sua própria história, a música tem infinitas utilidades em diversas áreas. Ela é utilizada para acalmar ou resgatar lembranças em tratamentos médicos e psicológicos; na socialização de pessoas; no auxílio a educação básica de crianças e adolescentes; na cultura e religião de diversos povos e países. E é justamente dessa infinidade de usos que a música é tão fascinante.
Uma música sempre conta uma história ou estória. A composição de uma música é sempre algo muito complexo, porém muito belo. Já pensou nas composições de Beethoven e Mozart? Já pensei no que eles estavam pensando no momento da composição de suas sinfonias.
Música também embala a vida amorosa de muita gente. Praticamente, todo casal tem uma música que se torna o tema deles. Quantos casais não cantam Roberto Carlos até hoje? Música é motivo de inspiração para muitos pais escolherem os nomes de seus filhos. Nasceram por exemplo, muitas “Carolinas” quando Chico Buarque cantou mil versos para agradá-la. Música se tornou fenômeno universal.
Uma boa música é companhia, é algo que você não saberia dizer como é viver sem ela. Desde crianças, somos estimulados por músicas e hoje, ouvimos música indo para o trabalho, numa festa, num casamento, num baile, num jantar romântico a dois e em muitas ocasiões especiais. A música só foi evoluindo em todos os sentidos e atualmente, conseguimos armazenar e manipular uma quantidade de música tão grande que uma única vida não o bastante para escutarmos todas.
A música é maior aparição do que toda a sabedoria e filosofia.” (Ludwig Beethoven).

Texto de Gabriella Paola e Victor Hugo

Nenhum comentário: